top of page
Foto do escritorColetivo Intercambiantes

DOMICIANO SIQUEIRA: UMA HOMENAGEM DO COLETIVO INTERCAMBIANTES BRASIL



Ontem, dia 17 de agosto de 2024, Domiciano Siqueira, um dos mais importantes defensores dos direitos das pessoas que usam drogas e uma figura central na construção das políticas de Redução de Danos no Brasil, concluiu sua jornada entre nós. Com mais de três décadas de dedicação nas áreas de saúde, justiça e educação, Domiciano esteve sempre à frente na luta pela inclusão social e pela promoção de saúde de maneira digna e respeitosa.



Domiciano começou sua atuação em um momento importante na história da saúde pública brasileira, quando novas abordagens eram necessárias para lidar com os desafios relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Ele esteve na vanguarda da implementação de práticas de Redução de Danos, que visam minimizar os efeitos adversos associados ao uso de drogas, sem julgamento moral e com foco na redução das vulnerabilidades, na promoção da saúde e na garantia dos direitos humanos.




Com uma visão inclusiva e comprometida, Domiciano sempre defendeu que as políticas públicas deveriam e devem priorizar o bem-estar das pessoas, oferecendo apoio e alternativas que respeitassem sua autonomia. Ele acreditava que a Redução de Danos ia e vai muito além de uma simples estratégia de saúde pública, sendo uma abordagem integral que promove o autocuidado, a cidadania e a inclusão social.


Domiciano foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação Brasileira de Redutores e Redutoras de Danos (ABORDA), criada em 1997. Sob sua liderança, a ABORDA tornou-se uma referência na defesa da Redução de Danos como uma política pública central para a promoção da saúde e dos direitos humanos no Brasil.


A Redução de Danos é fruto do desejo de inclusão, respeito e dignidade com relação a grupos e minorias historicamente abandonados.

—Domiciano Siqueira




Domiciano também levou sua experiência e suas ideias para fora do Brasil, contribuindo para a construção de uma rede internacional de apoio às pessoas que usam drogas. Sua ética, fundamentada no respeito e no diálogo, influenciou políticas públicas ao redor do mundo, que passaram a reconhecer a importância de valorizar a dignidade e os direitos das populações historicamente marginalizadas.


Em 2021, Domiciano publicou dois livros pela Editora Pluralidades e pela Editora Recriar, com o apoio do Coletivo É de Lei (São Paulo). As obras, 'As (Bem)ditas Amizades' e 'Maldito Cidadão', compartilham o subtítulo "numa sociedade com drogas" e, juntos, exploram temas centrais na Redução de Danos. Em 'As (Bem)ditas Amizades', Domiciano reflete sobre sua extensa trajetória no campo, particularmente desde o advento da pandemia da AIDS, enquanto 'Maldito Cidadão', escrito com a colaboração de diversas autoras e autores, examina as complexidades das substâncias psicoativas e seus diversos usos na sociedade. Esses livros são uma expressão do compromisso de Domiciano com a educação e o cuidado das pessoas e grupos vulnerabilizados, reforçando sua posição como uma figura essencial no movimento de Redução de Danos no Brasil.




A trajetória de Domiciano Siqueira deixa um legado profundo, que continuará a inspirar todas aquelas e todos aqueles que acreditam na construção de políticas públicas que respeitem a diversidade e promovam a inclusão, sempre guiadas pela valorização da dignidade humana.


Mensagem de Antonio Nery Filho


Seu falecimento é uma perda imensa, mas sua memória permanecerá viva através de todas as pessoas que continuam a trilhar o caminho que ele ajudou a pavimentar. Que seu exemplo siga iluminando as futuras gerações na luta por um mundo mais humano e justo.





As mensagens enviadas em homenagem a Domiciano Siqueira pelas pessoas que compõem o Coletivo Intercambiantes Brasil revelam o profundo impacto que ele teve nas vidas daquelas e daqueles que atuam no campo da saúde mental e que lutam pelos direitos das pessoas que usam drogas. As expressões de afeto e admiração destacam como Domiciano transformou perspectivas e avançou a Redução de Danos por todo o país. Essas mensagens confirmam que seu legado permanecerá vivo em cada pessoa que ele tocou, mostrando o respeito e a admiração que ele cultivou ao longo de sua trajetória.

Luto! Domi seguirá vivo em nossas memórias e em nossos corações.
Domiciano tinha um olhar profundo que encantava. Veio para uma formação em Redução de Danos aqui em Marabá em 2018. Uma grande perda.
Domiciano Siqueira era uma mistura única de afeto e bravura, rigidez e flexibilidade. Tratava de assuntos árduos com gentileza e técnica, como alguém que sabia demais sobre aquele viver. Deixa um enorme legado—sua memória permanecerá viva em lugares, pessoas, instituições e em cada um de nós.
Orgulhosa de ter conhecido uma pessoa tão especial. Descanse em paz, amigo.
Ele esteve aqui em Goiás, dando oficinas em 2003, e trouxe a Redução de Danos para o estado. Sempre participava de eventos do CAPS-AD, do Coletivo Liberdade... o último foi o evento do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. Marcou nossas vidas e nos ensinou muito.
Vá, meu amigo, "pra onde tenha sol..."
"Meus amigos, quando me dão a mão, sempre deixam outra coisa: presença, olhar, lembrança, calor. Meus amigos, quando me dão, deixam na minha a sua mão."

—Paulo Leminski

428 visualizações0 comentário

留言


bottom of page